Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Suco de uva e manga


A primeira dica desse blog é de algo do qual sou muito adepta: sucos. Adoro misturar frutas, verduras e legumes até chegar a um resultado saboroso e muito saudável.

Os sucos são uma ótima opção para quem, como eu, não é lá muito fã de comer aquilo que sabemos que faz bem, mas não tem um gosto ou uma textura muito bons. Então, nada melhor que experimentar.

O que faço nada mais é que abrir a geladeira, espiar o que tem de opção e pensar em combinações que agradem ao paladar. Hoje, por exemplo, vi que tinha uva, que gosto de comer, porém preciso estar muito inspirada para tanto, e manga, que não como de jeito nenhum, contudo me faz muito bem. Então resolvi pegar meu amigo liquidificador, colocar um pouco de água gelada dentro, um pedaço da manga e algumas unidades de uva. Tudo com casca e caroço, porque são neles que ficam as fibras e as partes mais ricas em nutrientes das frutas. São as cascas e suas cores que nos dão boa parte dos benefícios. Para usá-las, no entanto, é preciso lavar bem a fruta para tirar qualquer resquício de agrotóxicos.

A escolha dessas frutas deu uma vitima muito gostosa, com uma coloração linda e rica em qualidade. As uvas contêm fitoquímicos como antocianinas, flavonóides, pectina, resveratrol, quercitina e ácido elágico, responsáveis por reduzirem os riscos de doenças cardíacas, câncer, derrame cerebral, mau colesterol e coagulação. Elas possuem ação antioxidante e ainda melhoram o sistema circulatório.

Já a manga possui bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco. Ela ajuda a purificar o sangue e é um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

A minha dica para qualquer suco é não usar de jeito algum açúcar, pois não vai trazer benefício algum, engorda e tira o sabor peculiar dos ingredientes. O doce do suco vai ser conseguido na combinação das frutas, legumes ou verduras. Vale colocar a mais aquilo que mais agrada ao paladar. No caso de hoje, deixei que o gosto da uva sobressaísse ao da manga e adorei! Experimentem!!!

2 comentários:

  1. Oi Adri!
    Gostei da dica! Tb adoro sucos!
    Vou experimentar essa sua combinação, apesar de ADORAR as duas frutas.
    Deixo receita de um que faço quase regularmente, se vc quiser experimentar:
    Suco de 3 laranjas, 5 folhas de espinafre, 1 pedaço de manga, 1 rodela de beterraba, 1 cenoura. Batido no liquidificador fica com a cor da beterraba, o gosto da laranja predomina. Como fica bem denso, se preferir mais líquido precisa coar. Gosto de beber sem coar por conta das fibras.
    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica! Vou experimentar, sim! bjus!

    ResponderExcluir