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quinta-feira, 24 de março de 2011

Os benefícios da água




Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água resolvi publicar essas dicas que peguei de um site médico a respeito do consumo de água. É um alerta sobre a importância de bebermos esse líquido tão barato e fácil de conseguir e que pode fazer milagres em relação à nossa saúde! Pele hidratada e brilhante, prevenção de celulite e bom funcionamento do organismo são só alguns dos benefícios desse líquido maravilhoso! Bebam muita água!!!

Qual a importância da água na nossa vida?

A água é o elemento mais abundante na Terra e também aquele de que o nosso organismo mais necessita.
Mais de 60% do corpo humano é constituído por água, sendo assim, ela torna-se o nutriente indispensável para nosso bem estar e saúde.

A água auxilia na regulação da temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, molda o bolo fecal e é usada intensamente no processo de respiração. Ela ainda ainda faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo. Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica sempre muito prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais inúmeras doenças.

Que quantidade de água se deve beber?

A quantidade de água que se deve beber depende da constituição física, do nível de atividade e da umidade do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina. Por tudo isto, os especialistas têm recomendado que se beba pelo menos 2 litros
de água por dia.

Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente.
Importante: é necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingestão de água.

Com que frequência se deve beber água?

Se você se considera uma pessoa saudável e não passa por qualquer situação de desidratação, pode usar sua sede como indicação de quando deve beber água, embora se acredite que quando você está com sede significa que já está em processo de desidratação. Assim sendo, seja consciente, durante o dia faça pequenas pausas para garantir sua ingestão de líquidos.

A quantidade de água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares.Geralmente recomenda-se 1 a 2 copos ao levantar-se, e o restante distribuídos nos intervalos das refeições, até 30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes ou má digestão.

Em situações particulares em que haja perdas maiores de água, deve aumentar-se a quantidade de água ingerida.
Existe, contudo, uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água é suficiente. Se, pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água.

Outros líquidos podem ser considerados para que haja boa hidratação?

Na realidade, nem todo líquido ingerido durante o dia precisa ser a água, já que ela faz parte de 90% da constituição do leite, sucos e outras bebidas. Lembre-se de não incluir nesta conta refrigerantes com cafeína e bebidas alcoólicas, já que eles atuam como diuréticos aumentando a urina e a perda de líquidos.

Beba água, ela só vai fazer bem à sua saúde!

Fonte: SiteMédico.com.br

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