Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Dicas para cuidar dos cabelos no inverno


Não são só as folhas que caem das árvores durante o inverno. Nossos cabelos também são afetados pelas mudanças climáticas e tendem a ter uma queda mais acentuada durante esta época do ano. Também nesta época as doenças do couro cabeludo costumam se agravar.

O alerta é de Patrícia Maciel, terapeuta capilar e fundadora do Núcleo Capilar Patrícia Maciel. “Estes problemas podem ser minimizados e, com alguns cuidados, é possível recuperar a beleza dos cabelos".

Água quente
Nesta época do ano, mesmo que involuntariamente, utilizamos a água do chuveiro mais quente. Segundo Patrícia, a água quente – que dá uma sensação aconchegante – potencializa o cloro, que prejudica os cabelos. Além disso, provoca o ‘efeito rebote’, pois o óleo, ao ser tirado bruscamente, se reproduz ainda mais, pois as glândulas sebáceas aceleram sua produção. “Também os alimentos mais calóricos que ingerimos no inverno aumentam a produção sebácea, formando mais óleo no couro cabeludo, inibindo a oxigenação e obstruindo o poro piloso”, diz ela.

A água quente também potencializa a ação dos metais existentes nas tubulações. O resultado é o aumento da oleosidade e a proliferação de fungos demodex – o que favorecem o ressecamento, a queda dos cabelos, a caspa e a seborréia. Portanto, o ideal é utilizar água morna à 20°C.

Poluição, bonés e toucas: vilões
A poluição, que é a grande vilã nos grandes centro urbanos, deixa os cabelos opacos e sem vida. Portanto, é importante lavar os cabelos todos os dias, tendo sempre o cuidado de utilizar produtos com baixo pH.
Outra recomendação de Patrícia é para, se possível, não utilizar bonés, lenços, toucas ou chapéus. O uso destes itens pode impedir a ventilação do couro cabeludo, causando ainda mais oleosidade e a proliferação dos fungos.

Receita natural para diminuir a oleosidade do couro cabeludo
Para as pessoas que sentem o aumento de oleosidade no couro cabeludo durante as estações mais frias, Patrícia dá uma receita simples e que pode ser feita em casa:
“Pegue uma touceira de hortelã, centrifugue com ½ copo de água filtrada e coe muito bem. Após a lavagem dos cabelos, aplique 20 gotas no couro cabeludo e massageie, sem enxaguar. A solução pode ser conservada em geladeira.”

Fonte: site www.patriciamaciel.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário