Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cuide de seus joelhos

As lesões no joelho estão se tornando cada vez mais comuns e para evitá-las ou minimizá-las o fisioterapeuta Mauren Mansur Moussalle dá algumas orientações úteis.

Verifique os grupos musculares que são essenciais para a sua atividade esportiva. Geralmente, são os músculos anteriores e posteriores da coxa. O primeiro requisito é fazer sempre um bom alongamento muscular, que aquece e aumenta a viscosidade da articulação e proporciona maior conforto muscular. A partir disso, deve-se trabalhar o fortalecimento e a propriocepção – consciência da posição dos joelhos. Recomendamos que os alongamentos sejam feitos antes de iniciar o seu esporte, por pelo menos 10 a 15 segundos para cada grupo muscular, repetindo estes 3 a 5 vezes. Você também pode realizá-los posteriormente à sua atividade, para aumentar a elasticidade e mantê-la por mais tempo, pois seu corpo já está aquecido. Importante: alongue somente até começar a sentir a tensão muscular e não force. Em caso de problemas já instalados no joelho, procure um médico especialista para ver o que você realmente tem, e a partir daí busque um tratamento fisioterapêutico especializado, faça exercícios regularmente e use acessórios de qualidade para a prática desportiva (tênis, roupas etc.) Em caso de lesões agudas (de um a sete dias), o uso do gelo ajuda na diminuição do processo inflamatório e também tem efeito analgésico. O calor (água quente) é mais utilizado em lesões crônicas (mais de duas semanas), pois causa uma vasodilatação (aumento do fluxo sanguíneo), proporcionando relaxamento muscular e aumento da mobilidade articular. Tanto o calor como o gelo devem ser aplicados sobre a área da lesão por 20 minutos. Cuide de seus joelhos, pois do contrário, sentirá a falta dele.

Pra encerrar, vale sempre a dica de Pedro Bial: "Tome bastante cálcio. Seja cuidadoso com os joelhos. Você vai sentir falta deles".

Nenhum comentário:

Postar um comentário