Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Filtro solar sempre!!!

Não é porque o verão foi embora que você deve esquecer de usar um produto que é indispensável para quem quer ter a pele bonita e saudável o ano todo: o filtro solar! Forte aliado da pele no combate às machas, queimaduras e ao câncer de pele, o protetor solar é produto fundamental para os cuidados com a pele. O problema é que muita gente associa proteção solar ao verão ou aos dias ensolarados. Mas os perigos da superexposição aos raios ultravioletas existem até mesmo nos dias nublados e em pleno inverno. Deixar de usar o filtro solar pode trazer problemas graves como câncer de pele e lesões cutâneas graves que deixam marcas na pele. "O filtro solar deveria ser visto como medicamento de uso diário", explica a dermatologista da Unifesp Meire Parada Brasil. "Mesmo na neve, sofremos os efeitos da radiação solar", explica a dermatologista Daniela Taniguchi, da Escola de Medicina do ABC.

Durante o inverno, há uma diminuição da incidência dos raios ultravioletas UVB, principais causadores dos cânceres de pele, porém os raios UVA, também nocivos, têm poder de penetração regular na pele, causando manchas e pintas, que podem virar um câncer e até o fotoenvelhecimento, e envelhecimento precoce da pele por excesso de raios solares.


Lâmpadas
O filtro solar deve ser usado mesmo quando estamos dentro de casa ou do escritório, por exemplo, em razão dos raios nocivos oriundos das lâmpadas.De acordo com o FDA (Food and Drug Administration) - órgão norte-americano que fiscaliza medicamentos e alimentos - oito horas de exposição à luz artificial, usada em espaços fechados, equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão. Pouco, é verdade, se formos analisar isoladamente. Mas temos que pensar que são anos a fio dentro desses ambientes, ou seja, 29 minutos por mês (supondo que a pessoa trabalhe de segunda a sexta) e ao final de cada ano equivale a ficar 5 horas e 48 minutos sob o sol.

Para entender melhor como as chances de danificar a pele aumentam sob a luz fluorescente, é preciso falar o essencial: ela emite raios ultravioleta A, assim como o sol. Mas como já foi dito, em quantidades significativamente mais baixas, porém o suficiente para comprometer a saúde da cútis em longo prazo. E já que os danos existem é preciso se cuidar. Nesse caso, a proteção é simples: basta lançar mão de um bom protetor solar, pois ainda não se tem notícia de um cosmético específico para proteger da luz artificial.

Se ninguém aí quer chegar aos 40 anos com pele de 70 anos, faça um bom uso do filtro solar!

Cantar faz bem à saúde


Cantar é divertido, quem não sabe. E é bem mais que isso: mexe com várias partes do corpo, faz bem à saúde. Para começar, quem canta melhora a capacidade pulmonar e o sistema imunológico, fortalece a barriga e alivia o estresse. O professor Graham Welch, especialista em Educação Musical da Universidade de Londres e pesquisador, diz que o canto ativa o corpo e a mente.

Cantar é uma atividade física, psicológica, social e musical. Diferentes sistemas modulares no cérebro são usados para lidar com as características musicais do canto, como o tom, o ritmo e as letras, e integrá-las. "Há um entrelaçamento dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico", diz ele.

O sistema nervoso é responsável pelo ato de cantar. Há também um envolvimento emocional com o som humano, desenvolvido na fase fetal, e um diálogo da pessoa com seu corpo, seu sistema respiratório e os espaços que oferecerá para essa voz soar.

"Cantar não é só da boca para fora. Todo instrumento tem espaço interno e externo de ressonância, inclusive o corpo. A voz preenche o corpo, a melodia e a letra que escolhemos", diz a fonoaudióloga Mônica Montenegro, professora da USP.

A neurologista Paula Viana Wackermann, que desenvolveu pesquisa pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto com cantores líricos, diz que a atividade induz a um estado de prazer. O nível de cortisol (hormônio do estresse) fica reduzido, não importando se a pessoa é afinada ou não. "A sensação de bem-estar é aumentada pelo efeito sociopsicológico de fazer música como parte de um grupo", completa Welch.

Mesmo quem canta sozinho, acompanhando um CD ou iPod, sente esses benefícios. O sentido de se envolver em uma atividade compartilhada permanece.

IMUNIDADE

A cantoria ativa os sistemas cardiovascular e respiratório. O aumento da ventilação e da capacidade pulmonar melhora o condicionamento físico e mental. Os músculos abdominais ficam fortalecidos e os faciais, tonificados. Estudos sugerem que cantores têm sistema de defesa melhor. "Acredita-se que estados mentais positivos e de relaxamento induzidos pelo canto sejam responsáveis por um aumento na secreção da imunoglobulina A, responsável pela defesa contra infecções bacterianas ou virais das vias aéreas superiores", explica a neurologista Paula Viana Wackermann.

Mesmo quem não quer ou não está em condições de soltar o gogó pode se beneficiar da cantoria alheia. "Estudos apontam que escutar músicas prazerosas está relacionado à liberação de serotonina, que é o neuropeptídio da alegria, do prazer", afirma a neurologista Paula Wackermann.

fonte: Folha online

Inspiração real para o inverno























Inverno pede casacos quentes e cheios de glamour. Há no mercado diversas opões, dos mais curtos àqueles que mais parecem vestidos – os chamados sobretudos. E para aproveitar o clima do casamento real do dia 29, em que o príncipe William receberá a plebeia Kate Middleton como sua esposa, coloco aqui algumas inspirações da futura princesa, que esbanja sensualidade e elegância nos modelos que escolhe para fugir do frio britânico. O meu favorito é o primeiro em destaque, cheio de botões e com um cinto para amarrar. Lindo!

sábado, 16 de abril de 2011

Os segredos de beleza das atrizes de Hollywood


Quem não tem alguma (ou algumas) estrela de Hollywood como inspiração de beleza e símbolo de pele e cabelo perfeitos? Pois bem, pensando em nós, simples mortais, Kym Douglas e Cindy Pearlman escreveram "O Livro Secreto de Dieta das Divas de Hollywood", contando os segredos para o corpo perfeito, truques para ter uma cútis de porcelana e muito mais! Entre as dicas está passar azeite de oliva nas pálpebras antes de aplicar a sombra e chupar picolé de frutas vermelhas para ficar com os lábios naturalmente rosados. A obra custa em torno de R$ 35,00!


Maquiagem de inverno


O friozinho tá chegando e traz consigo mudanças na moda, nos cuidados com a pele e na maquiagem para a estação. E para este último quisito, o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C.Kamura, aposta na combinação de cores quentes para deixar as mulheres mais lindas e sedutoras no outono/inverno. Deem uma olhada na matéria da Folha on line que tá bem bacana!

sábado, 9 de abril de 2011

Esmaltes para o inverno

Meninas, a Impala já apresentou novos esmaltes pra gente arrasar no inverno! A coleção Novo 70 tem oito lindos esmaltes inspirados na moda dos anos 70 e têm como destaque duas cores flocadas, Love Story e Paz e Amor. A minha cor favorita é Hippie Rua e a de vocês?

Cremosos:

Camelo – Clássica cor da década remete à Natureza. Presente em peças e acessórios da estação.

Figo – Refere-se à sofisticação e elegância da temporada de inverno. Bebe na fonte do estilo boho.

Perolados:

Hippie Rua – Ousado, moderno e autêntico, atende às mulheres urbanas e antenadas.

Bata Rosa – Celebra a sobrevivência do romantismo entre as mulheres de tanta atitude

Boho Chic – Referência mais marcante da estação, tom delicado para mulheres naturais

Boca de Sino – A peça ícone das novas coleções em todo o mundo. O marrom perolado ilumina o look.

Coberturas flocadas:

Love Story – Referência ao brilho marcante desta época, ilumina os humores em todo look

Paz e Amor – O azul brilhante é uma clara referência ao movimento de paz pregado por John Lennon





quinta-feira, 7 de abril de 2011

Intestino funcionando

A maioria das mulheres (e alguns homens) tem problema de intestino e precisa recorrer a iogurtes e produtos com muita fibra para solucioná-lo. Pois aqui vai uma dica da minha nutricionista, Mirian Ben, que é simples, barata e de acesso a todos: ao levantar, tome uma xícara de água morna, JAMAIS gelada. O efeito é melhor ainda se a água for tomada entre 5h e 6h, que é a hora em que o intestino está se "organizando". Quem não costuma acordar nesse horário, mas levanta sempre por volta dessa hora para ir ao banheiro, pode deixar a água morna pronta em uma garrafa térmica na noite anterior, para não perder tempo nem o sono. Funciona mesmo!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Moda: mistura de tricô e bermuda

O outono chegou e com ele temperaturas mais amenas. A revista Claudia online mostra uma dica de moda para a estação com a combinação tricô e bermuda para criar um visual leve. Sapatos do tipo mocassim e bolsa tiracolo garantem a cara atual da produção. Achei muito legal! Espiem lá! http://bit.ly/cSK47D

Cabelos tratados

Terminado o verão é hora de cuidar daquilo que sempre sofre com o mar e o sal do mar ou do piscina: os cabelos. Aqui vai uma dica para os fios que ficaram ressecados após tanta exposição, um creme caseiro à base de queratina. Anotem os ingredientes:

1 abacate

1 colher de sopa de mel

1 ampola de queratina

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique nos fios depois de serem lavados com xampu. Deixe agir por 20 minutos. Retire com água morna e, para dar brilho, dê um último enxágue com 1 colher de vinagre de maçã diluída em 1 litro de água bem fria.